Beber água pode evitar o mau hálito. Embora ainda seja um tabu para algumas pessoas, o mau hálito é um problema bucal mais comum e mais fácil de se resolver do que se imagina.
Ao beber água, a hidratação da boca aumenta, assim como a produção de saliva, substância que ajuda a evitar a halitose. Sendo assim, fica claro que ao beber água pode evitar o mau hálito.
A saliva, que é a mais beneficiada pela ingestão de água, ajuda na digestão, na eliminação de bactérias, na prevenção do mau hálito e também da cárie.
Acontece que, caso a nossa produção de saliva não esteja indo muito bem, nossa boca fica quase sem defesa contra as bactérias que causam a cárie e o mau hálito!
Beber bastante água mantém os níveis corretos dos minerais, estimula a salivação e ajuda na limpeza de toda a boca e dentes. Manter sua boca hidratada é uma das coisas mais importantes que você pode fazer no seu dia a dia!
Para evitar o problema a recomendação é beber de dois a três litros de água por dia, principalmente quando a temperatura está elevada ou se gasta muita energia
O certo é que as pessoas tomem de 2,5 litros a 5 litros de água por dia. Quando se bebe pouca água, o fluxo salivar diminui, o que causa o aumento de alimentos entre os dentes e, com isso, as chances de desenvolver mau hálito.
Se a água que você bebe é, na maioria das vezes, mineral, pode ser que a quantidade ideal de flúor não esteja chegando até você. Algumas marcas de água mineral (as vendidas em garrafinhas) não possuem essa quantidade
E para evitar o desperdício, não se esqueça de fechar a torneira ao escovar os dentes. Do contrário, o desperdício é de mais de 10 litros de água. Isso é o que várias pessoas no mundo têm em um mês. Ao enxaguar a boca com a água do copo, a economia é de 3 litros de água.