Durante a prática de exercícios é essencial manter a hidratação para não correr riscos.
Mas, por que devemos nos hidratar? Qual a consequência? O que ocorre se a pessoa não beber água durante a prática de exercícios físicos? É disto que iremos tratar abaixo.
A hidratação
Fatores como a temperatura, umidade do ar e intensidade das atividades físicas podem fazer a pessoa perder quase dois litros de água em apenas 1 hora. Através do suor, o corpo elimina muito líquido e consequentemente, perde suas reservas de água, dificultando o trabalho do metabolismo, como o bombeamento do sangue.
Portanto, beber água durante os exercícios impede que o corpo se desidrate.
Menos água, menos intensidade
A intensidade das atividades vão diminuindo a medida que o corpo se desidrata. Segundo especialistas, a diminuição de apenas 2% do total de água do corpo já afeta o rendimento do atleta, que diminuirá não apenas a capacidade muscular, mas também pode trazer problemas de concentração e foco.
Se a desidratação chegar a mais de 5%, o cenário fica caótico, podendo ocorrer problemas como demência ou coma, podendo chegar até a morte. Portanto, beber água durante os exercícios é indispensável para o rendimento e para a saúde da pessoa.
Benefícios da hidratação nos exercícios físicos
A hidratação durante os exercícios físicos traz não apenas soluções preventivas, como os benefícios abaixo que são diretos para o organismo do atleta:
- Reduz o cansaço e a fadiga, durante e depois da atividade;
- É um ‘parceiro’ da vasodilatação, que elimina toxinas no sangue, através da melhor na circulação sanguínea;
- Não possui calorias, contribuindo para exercícios que buscam a perda de peso;
- Ajuda a evitar cãibras, que acontecem por falta de nutrientes e um organismo bem hidratado.
Se você gostaria de cuidar melhor da sua saúde, confira os purificadores de água da IBBL Salvador e compre o seu por telefone ou WhatsApp.