A desidratação acontece quando a água disponível no organismo é insuficiente para o seu bom funcionamento, gerando sintomas como sede excessiva, boca seca, dor de cabeça intensa e cansaço.
A sede é o principal sinal de que a quantidade de agua em nosso corpo esta abaixo do limite necessário para que nosso organismo funcione corretamente, então não fique com sede. Outros sintomas são boca e pele seca, dores de cabeça, câimbras e cabelo quebradiço.
Se você tem notado que seu intestino esta preguiçoso, sensação de fadiga, infecção urinaria e crise de cálculos renais. Você precisa ingerir uma quantidade maior de agua e evitar beber agua somente quando sentir sede. A desidratação é mais perigosa nos extremos da vida, sendo assim, recém nascidos e idosos são grupos que correm maior risco de desidratação e com isso tem a maior chance de ter sequelas.
Não fique com sede, temos a nossa disposição diversos aplicativos que nos lembram e calculam a quantidade necessária de agua que devemos ingerir baseado em nosso peso/altura/idade, para aqueles que não gostam de agua pura pode se ingerir refrescos, agua saborizadas e chás, além de alimentos com bastante agua (melancia, melão, abacaxi, etc.)
Hidrate se bem antes/durante/pós exercício e não fique com sede!
Para aqueles que praticam atividade física, principalmente os corredores, a principal orientação é de que se hidrate antes, durante e depois do treino. Deve se beber muita agua, isotônicos, sucos de frutas e água de coco.
O correto é começar a hidratação com 500ml de agua uma hora antes de iniciar o treino e continuar a hidratação com cerca de 200ml a cada 20 minutos durante o treino/corrida. Logo após o treino, devemos ter um cuidado ainda maior com relação a hidratação, agua, picolé de frutas, agua de coco ou sucos de frutas.
Ao evitar a sede, mantendo se hidratado o nosso organismo recebe a quantidade necessária de água para funcionar corretamente e com isso podemos manter uma pele bonita e hidratada e os cabelos saudáveis, assim como evitamos dores de cabeça, câimbras e problemas como infecção de urina e crises de cálculos renais
Hidrate se bem e não fique com sede!