Você já parou para pensar quais são as as consequências que o consumo de água engarrafada trazem para o meio ambiente?
Bom, as milhares de garrafas plásticas sendo descartadas na natureza, que demoram anos para se decompor é apenas uma parte do problema, que envolve uma complexa cadeia de eventos.
De fato, há muitos impactos causados pelo ciclo produtivo da água engarrafada, que vão desde o momento da extração da matéria-prima, passando pela extração da água mineral, até o momento do descarte das garrafinhas.
Ficou curioso(a)? Então vamos conhecer um pouco mais sobre as etapas desse sistema e de que maneira elas impactam no meio ambiente.
Garrafas Pet e o Meio Ambiente
As garrafinhas tem como matéria-prima o petróleo, portanto, essa é a primeira fase do ciclo. A próxima fase é a fabricação das garrafinhas, lavagem e encaminhamento para envasamento. Todos eles causam algum tipo de impacto negativo para o meio ambiente.
O ciclo produtivo da água mineral de garrafinha pode gerar impactos ambientais como:
Eutrofização
As fabricas liberam muitos efluentes industriais nos rios, com uma quantidade excessiva de minerais como o fosfato e nitrato. Esse excesso provoca aumento descontrolado de algas na superfície da água, desequilibrando o ecossistema aquático, devido a diminuição de oxigênio dissolvido na água.
Acidificação dos oceanos
A acidificação dos oceanos começou na revolução industrial, cujo o resultado ameaça toda a vida marinha por gerar diminuição do PH nos oceanos, que é causada principalmente pelo aumento do dióxido de carbono (CO2) atmosférico que se dissolve na água.
Aquecimento Global
Aumento do temperatura global, causado pela emissão de gases que contribuem para o efeito estufa.
Smog Fotoquímico
Formação de uma espécie de neblina, composta por poluição, vapor de água e outros compostos químicos. As emissões de compostos químicos na atmosfera provocam reações químicas e liberam ozônio em baixas altitudes, causando sérios danos a saúde humana.
Poluição pelo Transporte
Também temos o transporte das garrafas, desde o trajeto das fabricas que produzem as garrafas, passando pelo envasamento, até a venda nas prateleiras. Esse transporte causa emissões atmosféricas liberadas pelos veículos, principalmente o CO2, que é o grande vilão do efeito estufa.
Descarte das garrafas
Por fim, temos o descarte das garrafinhas após o consumo, que vão parar em aterros sanitários, lixões, nos rios e oceanos, causando muitos problemas, como enchentes, mortes de animais, contaminação de solo.
Mesmo que essas garrafas sejam recicladas, ainda temos a mesma problemática de emissão de CO2 pelos veículos de transporte e pelas fábricas de reciclagem.
Portanto, uma forma de cuidar melhor do nosso planeta é deixando de consumir água mineral em garrafas descartáveis, o que pode ser feito com a aquisição de um purificador de água IBBL.
Se você ainda não tem um purificador de água IBBL, entre em contato agora mesmo por telefone ou WhatsApp e compre o seu. Entregamos em Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas e Vilas do Atlântico.